sábado, 6 de fevereiro de 2010

Romeu e Julieta

Assista ao vídeo Romeu e Julieta sobre dois jovens que se amavam, mas que por rivalidades entre suas famílias não puderam concretizar o seu amor.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

INTRODUÇÃO


Vocês já pensaram em conhecer os grandes clássicos da literatura universal? Romeu e Julieta, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Os Miseráveis, D. Quixote de la Mancha. UFA!! São tantas e tantos gêneros que com certeza vai agradar a todos os tipos de leitores. Então, agora que tal viajar na imaginação e enriquecer-se com tanta cultura?

TAREFAS


Realizem as tarefas propostas e encham os seus olhos e as suas mentes com as maravilhas desta viagem surpreendente. O mundo dos grandes clássicos da literatura universal.


PROCESSOS




Primeiro, pesquise sobre a vida e a obra de Shakespeare, Machado de Assis, Victor Hugo e Cervantes. Divida a sala em quatro grupões; A seguir, conheça as obras detalhadamente, fazendo uma, ou mais leituras e grupo e/ou assistindo aos filmes do mesmo nome das obras escolhidas ou uma versão; Cada um escolhe o personagem que mais lhe agradou e que gostaria de encenar; se houver escolhas iguais realizem um sorteio ou tentem chegar a um acordo; Separe o que cada personagem fala bem como as cenas em que aparece. Ensaie a obra; Escolha o figurino de cada personagem depois de terem feito uma análise minuciosa de cada um.

RECURSOS

Machado de Assis
Wlliams Shakespeare
Victor Hugo
Miguel de Cervantes

AVALIAÇÃO


Os alunos serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento da atividade, como a pesquisa das informações biográficas, interesse na execução das tarefas propostas pelo grupo e pela professora, assiduidade e pontualidade nos encontros para os ensaios até a dramatização da peça teatral.


CONCLUSÃO

Espero que vocês gostem desta viagem fascinante ao universo dos clássicos. O objetivo é fazer com que vocês passem a conhecer mais profundamente as vidas e as obras destes autores e sintam-se mais motivados a conhecer outros autores, ampliando assim, o senso crítico e intelectualidade

CRÉDITOS

Nazaré Tavares- Professora de Língua Portuguesa e Literatura